top of page
LOGO-_PRETO-TRANSPARENTE_edited.png
encontros-fúria-2_edited_edited.jpg

Encontros com A fúria do corpo, de João Gilberto Noll

40 anos depois

 O evento nasce do desejo de celebrar A fúria do corpo, primeiro romance de João Gilberto Noll, no aniversário de quarenta anos de sua publicação. Numa narrativa elíptica, de um só fôlego, A fúria do corpo é uma espécie de via crucis de duas personagens, que têm por codinome João e Afrodite, de passado desconhecido, e também sem perspectivas para o futuro. Visceral e amorosamente ligados, os dois vagam pelas ruas do Rio de Janeiro, colocando seus sexos e corpos à prova, experimentando acontecimentos tão realistas quanto surreais, que mapeiam a cidade e seu avesso.

Mais do que uma celebração laudatória, de caráter monumental, este evento pretende estabelecer um diálogo com o passado e construir novos modos de enxergar e elaborar nossas vivências de hoje, tendo Noll como cartógrafo, sua fúria como mapa literário e os anos 1980 como ponto de referência e reflexo.

Com as urgências do AGORA em mente, vamos nos aproximar de A fúria do corpo por encontros entre leitores (as), escritores(as) e pesquisadores(as), que acontecerão entre 28 de março e 15 de abril de 2022. O objetivo é buscar outros modos de olhar e experimentar a literatura de João Gilberto Noll, apostando em encontros livres nos quais a diversidade de leituras é bem-vinda.

O evento é produzido pela Casa Quarup e pelo grupo Varanda, dois núcleos de pesquisa e de promoção de ações em torno da literatura, compostos por pesquisadores(as) oriundos(as) do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literário da UFMG. Os encontros têm apoio deste programa e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Engenheiro Paulo de Frontin (IFRJ/CEPF).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
EM BREVE

bottom of page